sábado, 17 de janeiro de 2009

PLANEJAMENTO ANUAL JARDIM E PRÉ-ESCOLA

4 ANOS- JARDIM DE INFÂNCIA II
1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
a)Linguagem Oral
· ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
· ampliar seu vocabulário;
· vincular o discurso oral com o texto escrito.
b)Linguagem Escrita
· compreender a funcionalidade da escrita;
· reconhecer as diferentes formas de registros da língua escrita;
· construir sua escrita na fase silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;
· reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;
· iniciar a escrita de palavras contextualizadas;
· criar textos significativos;
· produzir escritas espontânea;
· identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e lingüístico.
c)Linguagem Sonora / Musical
· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;
· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;
· utilizar e criar melodias, músicas e rimas;
· cantar e dramatizar músicas com criações próprias.
d)Linguagem Corporal
· explorar suas possibilidades de movimentos corporais;
· imitar, reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;
· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;
· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas de espaço;
· reelaborar o real através do imaginário;
· expressar idéias simples com o próprio corpo;
e)Linguagem Plástica
· produzir desenhos na fase pré-esquemática;

2-RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
a)Classificação
· classificar objetos com mais de um atributo;
· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
· estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos;
· reconhecer as formas geométricas;· estabelecer correspondência um a um;
· ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);
· comparar características dos objetos para formação de pares.
b)Seriação
· realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;
· ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;
· estabelecer correspondência serial;
· representar séries graficamente;
· nomear os elementos da série.
c)Sequenciação
· identificar, reconhecer e estabelecer seqüências através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
· estabelecer seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.
d)Medida
· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis;
· estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.
e)Espaço
· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.
f)Tempo
· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.
g)Quantificação / Número
· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
· comparar quantidades;
· reconhecer os números no contexto da atividade;
· explorar contagem de rotina.
3-CIÊNCIAS SOCIAIS
a)Grupo Social
· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos...);
· Compreender a importância das regras e convenções sociais ( por favor, com licença, muito obrigado, ...);
· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola;
· Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.
b) Tempo
· confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.
c) Espaço· conhecer local e tipo de moradia;· explorar bairro onde mora e onde estuda;
· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;
· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.
d)Elementos Sócio- Culturais do Cotidiano
· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· conheça a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);
· reconheça a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.
e) Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano
· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas ( aniversários, cívicas e folclóricas);
· Reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.
e)Trabalho
· Identificar a importância do trabalho para a vida;
· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;
· Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua importância para a sociedade.
4-CIÊNCIAS NATURAIS
a)Ser Humano
· conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções ( (movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação);
· explorar os órgãos dos sentidos;
· estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas;
· Valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.
b)Animais
· identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção);· identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.
c)Meio Ambiente
· observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo;· observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );
· observar e realizar misturas de materiais diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc. );
· conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.
5 ANOS – PRÉ-ESCOLA
1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
a) Linguagem Oral
· narrar histórias conhecidas;
· interpretar e reproduzir histórias oralmente;
· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;
· cantar músicas conhecidas ou inventadas;
· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;
· expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
· valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.
b)Linguagem Escrita
· perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
· compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas ( antecipação quantitativa );
· compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
· elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;
· conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
· produzir a escrita no nível alfabético;
· reconhecer e compreender a função social da língua escrita;
· construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
· identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples
.Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.
c)Linguagem Sonora / Musical
· criar e recriar novas músicas;
· reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;
· cantar e dramatizar histórias, músicas, et.
d)Linguagem Corporal
· desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;
· dramatizar de forma criativa;
· dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.
e)Linguagem Plástica
· manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
· utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;
· produzir desenhos explorando a fase esquemática.
1-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO
a)Classificação
· agrupar elementos segundo os atributos;
· adquirir noção de pertinência;
· classificar por negação;
· descobrir atributos não evidentes entre objetos;
· perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.
b)Seqüência
· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.
c)Seriação
· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
· quantificar séries;
· realizar construção conjunta de várias séries.
d)Medida
· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );
· realizar construções no mesmo nível de um modelo;
· realizar construções em desnível.e)Tempo· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
f) Espaço
· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.
g) Número
· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
· identificar signos numéricos;
· reconhecer e corresponder quantidades;
· corresponder numerais às quantidades;
· identificar diferentes formas de agrupamento;
· pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
· identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
· identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
· identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
3-CIÊNCIAS SOCIAIS
a) Grupo Social
· reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;
· conhecer percurso de casa até a escola;
· identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);
· identificar a origem da família e procedência;
· conhecer aspectos da vida rural e urbana;
· perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;
· compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;
· demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.
b) Tempo
· perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
· perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.
c) Espaço
· estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
· estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;
· explorar espaços novos e cada vez mais amplos.
d) Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano
· reconhecer os símbolos nacionais;
· conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
· conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
e) Trabalho
· reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;
· conhecer processos de industrialização;
· identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.
1- CIÊNCIAS NATURAIS
a) Ser Humano
· reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
· conhecer o conceito de saúde;
· conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
· conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;
b) Animais
· observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
· confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amei o espaço d vCs.
Estão de parabéns.!!!
Q vCs continue sempre Abençoadas pelo PApai do Céu... Com carinhO Carla Sobral

disse...

Oi meninas!

Obrigada pela visitinha e parabéns pelo cantinho. Vou recomendar para minhas amigas da Ed. Infantil lá da minha escola tb!

Beijinhos!

Dê.

Marinela disse...

Olá, sou professora de educação infantil há anos, e fico imensamente feliz, quando encontro trabalhos sérios e felizes, que fundamentam a prática diária de nossas salas...
Parabéns !
Prossigam ... porque a maior recompensa de um bom educador é disseminar aquilo que ele tem, e absorver aquilo que os outros tem a oferecer !!

abração
Marinela

Mor disse...

nossa mt interessante esse seu planejamento. vou começar a dar aula agora e não tenho experiência, achei mt pratico e explicado. coisas q dão pra fazer na nossa realidade.
obragada Morjana

Renag - Pau dos Ferros/Rn disse...

adorei o plano, pretendo fazer algumas adaptações a realidade da minha truma, masi será de grande ajuda.. bijosss