quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Projeto identidade

AtividadesTextos informativosMúsicas relacionadas ao temaPesquisasJogosConversas e debatesPreparação de palestras e /ou entrevistasConfecção de murais e cartazesRecorte e colagem de gravuras , palavrasCartazes com regras de higieneCaça - palavrasPalavras CruzadasQuebra-cabeçaBonecosCalendáriosLiteratura infantilAtividades MatemáticasFichas com palavras e novos vocabuláriosDobradurasDinâmicas de grupoSeqüência de figuras (ordenação)Reprodução de históriasRecontosDesenhos
Apresentação do projeto:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.
Objetivos:
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;Estabelecer uma relação com a sociedade;Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;Conhecer seus antepassados;Identificar tipos de moradia e formas de construções;Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Procedimentos:
Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;Coletar dados por meio de pesquisas e observações;Ler diferentes tipos de textos;Produzir textos;Realizar atividades diárias de higiene;Entender o papel da escovação dentária;Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;Montar painéis;Construir cartazes;Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;Elaborar com os alunos regras de higiene;Desenvolver atividades lúdicas;Dramatizar histórias;Organizar entrevistas e pesquisas;Registrar experiências vividas pelo grupo.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
Leitura e interpretação de texto e histórias;Formação de palavras e frases;Produções de texto;Alfabeto(maiúsculo ,minúsculo)Introdução a letra cursiva;Ordem alfabética;PontuaçãoRimasGênero, número e grau do substantivoSílabas e números de letras.
Matemática
Seqüência numérica;números pares e ímpares;Ordem crescente e decrescente;Números ordinais;Noções das 4 operações fundamentais;Situações- problemas;Formas geométricas;Altura, peso, maior, menorSucessor e antecessor
Ciências
Partes do corpo;Cuidados com o corpo ;Prevenção as doenças;Órgãos do sentido e suas utilidades;Cuidados ao meio ambiente;Limpeza e conservação do meio onde vivem.
História e Geografia
Árvore genealógica;Membros Integrante da família;Localização da moradia;Partes da casa;Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);AtividadesTextos informativosMúsicas relacionadas ao temaPesquisasJogosConversas e debatesPreparação de palestras e /ou entrevistasConfecção de murais e cartazesRecorte e colagem de gravuras , palavrasCartazes com regras de higieneCaça - palavrasPalavras CruzadasQuebra-cabeçaBonecosCalendáriosLiteratura infantilAtividades MatemáticasFichas com palavras e novos vocabuláriosDobradurasDinâmicas de grupoSeqüência de figuras (ordenação)Reprodução de históriasRecontosDesenhosMaterial didático/ recursosLivros didáticos,CDs/ somSucatasPapéis diversosInternet/computador/softwaresFolhas xerocadasTintas e pincéisLápis coloridos e giz de ceraHidrocorMáquina fotográficaPainéisVídeoRevista/ jornaisLivros de literatura infantilColaTesouraTecidos
Produtos de higieneProdutos de limpezaArgilaEspelhoEventos relacionados ao projeto:Exposição dos bonecos de cada criançaPalestras com médicos ou dentistas
Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao temaDramatização de peças com bonecos, fantochesExposição de fotos do Projeto;Exposição de cartazes confeccionados.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando:
hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Autor Desconhecido

Nenhum comentário: