sábado, 17 de janeiro de 2009

BERÇARIO




Atividades para o desenvolvimento
Sugestões de propostas de atividades


É necessário conhecer o desenvolvimento infantil para, então, propor atividades. Normalmente, bebês de 5 a 10 meses de idade colocam tudo na boca. Quando de bruços, levantam a cabeça e ombros, rolam, sentam, arrastam-se ou engatinham, ficam de pé com apoio. Reconhecem as coisas e pessoas, não têm medo de animais, mexem em tudo.


Crianças de 1 ano, ficam em pé, anda, podem subir escadas, dizem algumas palavras, aprendem o nome das partes do corpo.


De 1 a 3 anos, possui atividade motora intensa, usa colher e copo, gosta de brincar com água e escova de dentes, empilha objetos. Já tem vontade própria, fala muito, canta, imita, tem crises de birra, freqüenta escola. Diante disso, devemos trabalhar o aspecto psicomotor (respeitando a faixa etária), por meio de atividades de coordenação motora ampla e fina com diversos tipos de materiais (fazer com que a criança desenvolva o controle de seus próprios movimentos e explore o espaço, vivenciando diferentes situações de posição), atividades de estímulos visuais (permitir que a criança discrimine e identifique semelhanças e diferenças perceptíveis através da visão), auditivos (propiciar à criança situações para desenvolver a discriminação, memória e atenção auditiva), táteis (conduzir a criança na exploração do meio em que vive de modo a identificar formas e sensações através do contato físico), massagens, exercícios exploratórios referentes às partes do corpo; o momento do relaxamento (com músicas orquestradas e variadas); aproveitar o momento do banho para dar novos conceitos e experiências sensoriais e psicomotoras, tais como, noções de espaço; aulas de música, em que as habilidades auditivas começam a ser focadas e treinadas, tais como discriminação, atenção e memória auditiva; não se esqueça de estimular a linguagem, criatividade, organização do pensamento, cognição, etc., com fantoches, dramatizações... as crianças adoram!
Apesar da pouca idade, elas têm que estar em contato com a língua para aprender e para desenvolver o seu vocabulário... além disso, essas atividades auxiliam no treinamento da atenção (visual e auditiva) e na aprendizagem das emoções...É interessante, também, proporcionar à criança situações que desenvolvam o aparelho fono-articulatório para, posteriormente, utilizar a linguagem oral de forma clara e espontânea.Não podemos esquecer de incluir atividades no parquinho de areia ... na grama sintética (para banho de sol e outras atividades)... na piscina (bebês acima dos 6 meses costumam se beneficiar muito dessas atividades).... no jardim... e dos itens de higiene e segurança. É importante que o ambiente seja claro e arejado.... sem cheiros fortes, cortinas, carpetes ou tapetes.... enfim, qualquer coisa que possa causar alergias.... inclusive bichinhos de pelúcia.... Além disso, muito amor, carinho e atenção.... eles merecem!

Nenhum comentário: