domingo, 22 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO ANUAL 2009

Planejamento abrange um roteiro progressivo de atividades a serem desenvolvidas. Apresenta - se flexível, objetivo, simples e coerente com a realidade a ser trabalhada. Nossa ação pedagógica será desenvolvida por projetos que favorecem a interdisciplinaridade. Desta forma, são elencadas as habilidades necessárias a serem ampliadas pelas crianças e a escolha das atividades pertinentes ao grupo da sala de aula. Sendo assim, planejar objetiva despertar o interesse da criança e aguçar sua curiosidade e participação. No entanto, no dia - a - dia da escola, surge também temas escolhidos de acordo com os interesses das crianças, estes poderão surgir de passeios, de conversas do cotidiano, entre outras situações, os quais transformados em projetos a serem trabalhados em sala de aula, estaremos proporcionando uma aprendizagem atraente e eficaz a todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.

Justificativa

Para que os trabalhos realizados nesta escola não se tornem repetitivos e fragmentados, há um anseio unânime por mudanças significativas na forma de trabalhar, ou seja, mais dinâmico e interdisciplinar. Atualmente a criança é considerada um ser em constante desenvolvimento, que pensa, age, expõe suas idéias e dessa forma é autêntica, com opiniões próprias, trabalhando nas áreas cognitiva, sócio - afetiva e psicomotora. Através do progresso dos projetos, iremos possibilitar à criança confiar em si mesma, sentir - se capaz, respeitar e ser respeitada, fazendo da relação ensino - aprendizagem um processo rico e construtivo, proporcionando a criança desenvolver suas habilidades de forma prazerosa e autônoma. Os projetos envolverão atividades com o objetivo de provocar a curiosidade infantil, estimular a motivação e atender as necessidades das crianças, tais como brincadeiras, passeios, jogos, registros, conversas, reflexões sobre temas diversos e experiências propostas a partir de sua realidade. Nessa perspectiva estimularemos a integração da criança ao seu meio físico, social e psicológico, criando condições para que a criança construa e amplie o seu conhecimento, desenvolvendo todas as suas potencialidades, num processo natural e gradativo, favorecendo o bem estar da criança e seu crescimento.

Objetivo Geral

Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, amplo de suas experiências e habilidades, estimulando o interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Sugestão de Projetos e Objetivos

- Adaptação
Proporcionar condições adequadas para a criança sentir-se, perceber-se e conhecer-se, estabelecendo relações com o meio em que vive, desenvolvendo assim sua sensibilidade, socialização, afetividade e solidariedade, através da interação com o grupo e com o meio.
- Identidade
Favorecer ao aluno o auto - conhecimento, a aceitação de si mesmo, despertando o sentimento de auto-estima, percebendo as diferenças, levando as crianças a se identificarem pelo nome e a identificar os outros.- Corpo, alimentação e higiene.Proporcionar o reconhecimento de seu próprio corpo, conhecendo bons hábitos de higiene e alimentação enfatizando sua importância, promovendo o bem estar e a saúde.
- Sentidos
Desenvolver os sentidos, estimulando a coordenação motora, a linguagem oral e a percepção dos órgãos dos sentidos.
- Família
Destacar a importância da família, identificando-se como membro dela, observando os diferentes costumes familiares.
- Números e cores
Contribuir para o desenvolvimento da habilidade lógico-matemática, destacando as cores.
- Meios de transporte
Reconhecer os sinais de trânsito e os meios de transportes para a prevenção de acidentes.
- Estações do ano
Perceber as mudanças e diferenças de cada estação do ano.
- Literatura infantil e ecologia
Conscientizar as crianças da importância do cuidado e preservação com a ecologia, fazendo com que as mesmas sintam-se bem no ambiente escolar, além de despertar o interesse e o gosto pela literatura infantil.
- Datas comemorativas
Destacar a importância das datas comemorativas no dia-a-dia do cotidiano escolar.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas de acordo com a faixa etária de cada grupo, através de sucatas, cantigas de roda, brincadeiras, contação de histórias, etc.Com o objetivo de desenvolver as habilidades, afetividade, sociabilidade, integração, habilidades motoras e cognitivas, onde a professora terá a autonomia de desenvolvê-las dentro de suas necessidades, usando de sua criatividade para que ensino/aprendizagem aconteça efetivamente.

Cronograma

Será desenvolvido no decorrer do ano.

Avaliação

Conforme estabelecido no artigo 31, da seção II da lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a avaliação nas instituições de Educação infantil serão realizadas na forma de observação e registro do desenvolvimento da criança.A avaliação é um processo e não um fim, utilizada como um instrumento que visa libertar e emancipar os sujeitos ao invés de controlar e classificar, procurando resgatar aqueles que necessitarem e estimular os alunos para a construção se novos conhecimentos para que sejam críticos, capazes de atuarem na sociedade de forma criativa, contribuindo para a transformação da sociedade. (PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE BRUSQUE, 2003, p. 262-263).Neste sentido, constatamos que a avaliação envolve o todo que faz parte do cotidiano vivenciado pelo grupo, onde todos são avaliados.Assim, ela passa a ser uma ação crítica e transformadora, onde o professor acompanha o seu grupo, investigando, observando e refletindo sobre a criança, sobre o grupo, sobre a sua prática pedagógica e sobre a instituição.Portanto, a avaliação é um processo que deve ser incorporado na prática do professor, onde, todas as experiências, manifestações, vivências, descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com o objetivo de revelar o que cada criança já tem e não o que lhe afeta.

Referências
NOVA ESCOLA, Meio Ambiente: conhecer para preservar, 2003.
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR ,vol. 5, ed. FAPI, 2003.
PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MINICIPAL DE BRUSQUE, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais Curriculares Nacionais. Brasília,1997PERRENOUD,P.As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmed.2002.INED, Educação Infantil , Manual do Professor. Belo Horizonte, 2004.NOVA ESCOLA, Fundação Vitor Civita. São Paulo : Editora Abril.

2 comentários:

Luciana disse...

Olá!!! Bom dia! Gostaria de saber se vcs podem compartilhar comigo o planejamento anualque vcs utilizam. Trabalho em uma escola de educação infantil e queremos melhorar o ensino a cada dia. Obrigada por sua ajuda!!! Se for possível, envie para: luciana_everaldo@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!!! Bom dia! Gostaria de saber se vcs podem compartilhar comigo o planejamento anualque vcs utilizam. Trabalho em uma escola de educação infantil e queremos melhorar o ensino a cada dia. Obrigada por sua ajuda!!! Se for possível, envie para: luciana_everaldo@hotmail.com