sábado, 13 de setembro de 2008

projeto animais

Projeto: A VIDA DOS ANIMAIS (Ivanise Meyer)
***
Introdução
A metodologia de projetos faz parte de nosso cotidiano na Educação Infantil. Projetos nascem das expectativas do grupo, cabendo ao professor organizar as etapas necessárias à sua execução. Este projeto nasceu das curiosidades de uma turma de crianças, entre 5 e 6 anos, sobre a vida dos animais e foi construído coletivamente através das intervenções planejadas e dos encaminhamentos das propostas das crianças. Nosso objetivo era elaborar um álbum de figurinhas individual dos animais escolhidos pelas crianças.
***
Objetivos
Utilizar as diferentes linguagens como forma de expressão e comunicação de idéias, pensamentos e emoções. Utilizar as hipóteses de leitura, escrita e numeração em situações cotidianas. Buscar informações em diferentes suportes. Perceber as características dos seres vivos através da observação direta e indireta dos animais. Perceber as relações entre os seres vivos e o ambiente. Utilizar a “roda de conversa” como espaço de troca, cooperando em uma proposta coletiva.
***
Metodologia e Material
A turma estava interessada no álbum de uma novela de televisão. Levei um álbum e consegui a doação das figurinhas. Depois que “aprendemos” os conteúdos relacionados àquela coleção, perguntei se desejavam criar um projeto “deles”. Cada criança disse que gostaria de estudar um animal, e chegamos à idéia de montar um álbum de figurinhas dos animais escolhidos. Registramos a lista dos animais que fariam parte do álbum e planejamos as etapas iniciais do projeto. O primeiro desenho do animal escolhido revelou muitas dúvidas. Precisávamos de muitas informações e decidimos buscar em revistas, enciclopédias, vídeos e livros sobre animais. Após dois meses de várias atividades relacionadas (escrita de bilhetes, fichas, listas, história e convite; leitura de histórias, textos informativos, poesias, músicas, teatro, histórias em quadrinhos; confecção de dois álbuns com trabalhos artísticos) chegamos ao nosso álbum de figurinhas. As crianças desenharam os animais, que foram reduzidos ao tamanho de uma figurinha. Com as figurinhas, organizamos as páginas do álbum de acordo com os critérios da turma e cada criança desenharia a “capa” do seu álbum. As figurinhas foram separadas em cinco pacotes, que eram recebidos após tarefas que envolviam leitura ou escrita de seus nomes. Após uma semana colando e trocando as figurinhas, as crianças resolveram fazer uma exposição, para seus pais e colegas da escola, dos seus trabalhos durante o projeto. Colocamos o que produzimos nos murais, pelas paredes e mesas, nossas vidas estavam naquela sala! O álbum não foi um “ponto final”, mas uma porta que se abriu para novos projetos.
***
Resultados e Conclusões
Colocamos em “jogo” nossos conhecimentos, suas hipóteses de leitura, de escrita e de numeração. Descobrimos como a leitura em diferentes suportes pode ser significativa. Este foi um “jogo” cooperativo, porque todos, de várias maneiras, aprendemos muito. O álbum foi uma síntese de nosso projeto, de tudo que conversamos, lemos e escrevemos, representando o que produzimos no espaço da Educação Infantil: espaço de vida, pela vida e para a vida.
******************

Nenhum comentário: