Por: Pathy Chagas Azambuja
“A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, como atitudes relacionadas à saúde” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Vol 3, 1998).
Orientar as crianças para os cuidados, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de adultos conscientes, bem como conscientizar a criança para que aprenda a respeitar o meio ambiente e seus animais. O projeto tem como finalidade, esclarecer as dúvidas e saciar o desejo de conhecimentos dos pequenos, em relação aos bichinhos que dividem o espaço da natureza com a gente. O principal objeto de estudo deste projetoé a Borboleta, iremos conhecer como vivem, seu habitat, como se alimentam.
E é com a finalidade de conhecer sobre os ani, em especial as borboletas que iremos desenvolver este projeto, sensibilizando as crianças para que respeitem o meio ambiente, sem esquecer do faz-de-conta e das virtudes, aspectos estes fundamentais no processo da construção do conhecimento infantil.
Este projeto tem como objetivos principais promover o gosto pela Natureza, criar e desenvolver o gosto pela atividade e investigação; modificar atitudes, nos alunos, relativamente à relação entre a Escola e o meio envolvente; desencadear um desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo adequado com vista à formação de cidadãos conscientes e intervenientes; aplicar os conhecimentos escolares a uma situação prática, real, no campo; integrar conhecimentos de diferentes áreas do saber, como as da Natureza, Informação e Comunicação, Música, etc, conhecer e divulgar o ciclo de vida das borboletas, conhecer seu habitat, alimentação e tempo de vida.
Objetivos Específicos:
- Ampliar os conhecimentos a cerca dos insetos, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades;
- Desenvolver atitudes coerentes, através de debates, conversação e confecção de cartazes do ciclo de vida da Borboleta;
- Entender a importância de cada um deles para o equilíbrio da natureza;
- Formar uma consciência ecológica, defendendo a preservação das espécies da natureza;
- Ampliar noções de linguagem e conhecimentos, através de atividades relacionadas ao assunto;
- Despertar nos alunos o gosto pelos animais e a natureza;
- Conhecer algumas espécies de borboletas;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Ampliar seu vocabulário;
- Desenvolver habilidades como a atenção, socialização, imitação, memória e a imaginação;
- Desenvolver habilidades manuais, como apreensão e encaixe;
- Apropriar-se de novas palavras, utilizando-as em sala de aula;
- Apreciar a leitura feita pelo professor e pelos colegas;
- Participar de situações de leitura de pequenas histórias infantis;
- Selecionar livros intuitivamente, de acordo com o próprio interesse;
Listagem de atividades:
- Sondagem sobre conhecimentos;
- Organização da rotina da sala;
- Confeccionar máscaras de Borboletas;
- Lista do que sabemos e o que queremos saber sobre as borboletas;
- Pesquisa com a família, que deverá encaminhar para a escola, suas descobertas sobre estes animais e a resposta sobre os assuntos que as crianças ainda gostariam de saber;
- Leitura da poesia AS BORBOLETAS – Vinícius de Moraes;
- Trabalhar a música A Metamorfose das Borboletas – Cocoricó;
- Aprendendo sobre a letra B (topografia, escrita, som, descoberta de palavras, pintar a letra B);
- Pintar o Ciclo de Vida da Borboleta;
- Histórias;
- Construção de quebra-cabeças de Borboleta;
- Pintura com guache;
- Recortes;
- Confeccionar um Móbile de Borboleta para ornamentar a salinha.
Um comentário:
...q maravilhoso esse projeto, era tudo o q eu precisava!!!!
Postar um comentário