sábado, 23 de agosto de 2008

Nas asas da literatura infantil



Por: Lilian V. Souza Sedrez

Nome do Projeto: Nas Asas da Literatura Infantil

Tema: Incentivando a leitura e o faz- de- conta

Publico Alvo: Pré-escolar e jardim

Área do conhecimento: Alfabetização/leitura de livros

Justificativa

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
O Projeto Nas Asas da Literatura Infantil propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando a linguagem oral, o aluno da Educação Infantil a participar de situações de comunicação oral por meio de poemas, textos informativos, contos, fábulas, literatura infantil e outros, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal, enfim, permitindo, através da leitura de diversos textos, a brincadeira, o lúdico com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: músicas, poesias, quadrinhas, conto, teatro, dança e outros.

“Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos provendo seu desenvolvimento como ser humano.”
Richard Bamberger




Objetivos

· Promover nos educandos o apreço pela leitura.
· Desenvolver nas crianças o hábito da leitura.
· Tornar a leitura presente no cotidiano e na sala de aula.
· Estimular alunos, professores e pais a freqüentarem espaços de leitura.
· Estimular a leitura de forma lúdica.

“Biblioteca não é depósito de livros. ela funciona como uma ponte ente o ambiente escolar e o mundo externo.”
Márcio Ferrari

Estrutura Programática
Conteúdos:
Troca de livros entre as crianças.
Imaginação;
Faz de conta.


Desenvolvimento:
Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Conteúdos atitudinais:
O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, e construindo junto com seus filhos suas mascaras e fantoches.

Problematização:
O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Procedimentos metodológicos:
A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os pais serão orientados a lê-los em casa para seus filhos, durante o final de semana, participando do projeto de incentivo à leitura. Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, fará um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura.
Com uma metodologia dinâmica, o educador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, poemas, contos, fábulas, textos informativos e outros, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação, e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas ou histórias de uma vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, poemas, quadrinhas.
A biblioteca pode e deve ser: ·Agente catalisador de transformações, dentro da comunidade escolar, despertando o gosto real pelo ato de ler; ·Um lugar cativante aconchegante, acolhedor, cheio de vida.
Criar cantinhos, aonde à aprendizagem vai acontecendo, sem imposições, como um convite para uma descoberta:
Cantinho do Teatro: -onde as crianças apresentam a dramatização das histórias.
Cantinho dos Personagens:os -onde as crianças criam máscaras ou fantoches.
Cantinho do Livro: -onde as crianças escolhem o livro que irão ler, ou folhear.

Recursos:
Livros de interesse para as crianças;
Máscaras;
Fantoches.

Um comentário:

Anônimo disse...

...q boa idéia!!!
...gostei muito!!!