sábado, 28 de março de 2009

"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender"

(Algusto Cury)

REFLEXÃO

"Professor bom não é aquele que dá uma aula perfeita, explicando a matéria. Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar. Depois de seduzido o aluno, não há quem o segure”Rubem Alves



































MODELOS PARA A PÁSCOA!!


















FONTE: JACIRINHA

Cada criança é um indivíduo

As escolas da cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália, são sinônimo de excelência em Educação Infantil. Tanto que em 1994 a prefeitura decidiu fundar a instituição Reggio Children para administrar as atividades de intercâmbio com todo o mundo. Não se trata de exportação de um método. "Deixamos claro que não somos um modelo e que cada comunidade deve achar seu caminho", diz a coordenadora pedagógica do projeto, Bruna Elena Giacopini. "Ajudamos os educadores a olhar a própria realidade para melhor identificar a experiência que acumularam." Entre os princípios adotados em Reggio Emilia estão o trabalho com projetos, pesquisas contínuas, a valorização do processo e não apenas do resultado, a formação permanente dos professores e o contato com as famílias, que recebem relatórios diários sobre os filhos. Bruna esteve no Brasil em agosto para uma série de encontros e trocas de experiências, acompanhada do atelierista Lanfranco Bassi, responsável pelas atividades que estimulam a criatividade. Na entrevista a seguir, ela descreve a experiência de Reggio Emilia e suas duas referências teóricas principais, a Pedagogia da Escuta e a Teoria das Cem Linguagens, ambas desenvolvidas pelo pedagogo Loris Malaguzzi (1920-1994).
FONTE: NOVA ESCOLA